O PASTELÃO
Apresentação: “O Pastelão e a Torta” foi o primeiro espetáculo feito em conjunto pela Trupe, com os três atores em cena. Seu processo de montagem se deu em 2012, ano em que a Trupe também confeccionava a carretinha, uma estrutura que era engatada no carro e transformava-se em um palco, oferecendo grande possibilidade de adequação a espaços, sobretudo para apresentações na rua.
O espetáculo remonta a um canovaccio, roteiros de apresentação que era comumente usado na transição da Idade Média para o Renascimento, período em que florescia a Commedia Dell’arte pela Itália e posteriormente por toda Europa. A Commedia Dell’arte tem como uma das suas marcas, a itinerância, e este também um ponto importante neste espetáculo, que foi feito para viajar e ser apresentado em praças, auditórios, ruas e espaços abertos.
A trama do trabalho é bastante simples: uma senhora deseja arrumar sua casa, mas ao mesmo tempo quer cozinhas. Ou arruma ou cozinha? Eis que dois viajantes famintos aparecem e se dispõem a realizarem a reforma em troca de comida. Mas, nem tudo é tão simples assim… “O Pastelão e a Torta” é um espetáculo para toda família, que com humor e muita música, apresenta uma história leve e divertida.
Sinopse: Inspirado num roteiro da Commedia Dell’arte, “O Pastelão e a Torta” retrata a história de dois vagabundos que aceitam consertar a casa de uma bela madame em troca de comida. A partir desse acordo o espetáculo se desenrola, recheado de músicas e peripécias. Sairão os dois alimentados e a madame com sua casa reformada?
Ficha técnica:
Direção: Rafael Rios
Dramaturgia: Thiago Leite
Atores: João Fabbro, Rodrigo Costa e Thiago Leite.
Figurinos e cenografia: Rafael Rios
Produção: Nossa Trupe Teatral
Duração: 45 min
Classificação: Livre